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  • I Convibe Forpro

    Primeiro Congresso Virtual Ibero-Americano Sobre Formação de Professores de Matemática, Ciências e Tecnologias

    O QUE É O I CONVIBE-FORPRO?

    O I CONVIBE-FORPRO é uma reunião científica realizada na Internet, na qual trabalhos científicos são publicados na forma de vídeo-apresentações, que são previamente preparados por palestrantes convidados e expositores de experiências educacionais ou trabalhos de pesquisa concluídos ou em andamento, que com antecipação se inscreveram como participantes do congresso. Estas apresentações em vídeo são visíveis de acordo com um cronograma de apresentação preparado pelos organizadores e podem ser assistidas - de forma assíncrona - por todos os participantes, que podem se comunicar com o palestrante correspondente, através de whatsapp ou e-mail, na data estabelecida pelos organizadores; ou seja, tanto as exposições quanto as participações e interações entre expositores e outros participantes são mediadas tecnologicamente.

    Embora os Congressos Virtuais permitam um número ilimitado de profissionais enviar e receber informações especializadas por meio da Internet, como é a primeira edição, a CONVIBE estabelecerá limites máximos para exposições.

    Entre as grandes vantagens deste CONVIBE-FORPRO estão: o registro gratuito, a possibilidade de acesso livre a qualquer hora do dia ou da noite e não ter que viajar.

    COMO SURGIU O CONVIBE-FORPRO?

    Este congresso surgiu para abordar as necessidades de comunicação e intercâmbio existentes entre os membros da comunidade ibero-americana de educadores de professores que, diante do aumento incomum nos custos de viagem, para ir de um país a outro e os recursos cada vez mais limitados disponíveis em Instituições de Ensino Superior correm o risco de se isolar sem a possibilidade de se conhecerem e reconhecer seus interesses comuns de investigação em questões relacionadas à formação inicial e continuada de professores. Neste contexto, é levantada a opção de superar os obstáculos, aproveitando os recursos disponíveis na INTERNET. 2018 é o primeiro ano desta iniciativa, com a esperança de que possa ser realizada periodicamente, com sedes rotativas em diferentes países ibero-americanos e com um número crescente de acessos.

    POR QUE O PRIMEIRO CONGRESSO VIRTUAL IBERO-AMERICANO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (I CONVIBE-FORPRO)?

    Este projeto é uma iniciativa conjunta de um grupo de formadores de professores em Matemática, Ciência e Tecnologia, pertencentes a várias universidades na Venezuela, Brasil, Equador, Chile, que consideram o uso das possibilidades oferecidas pela INTERNET viável, como um meio de discussão acadêmica de perspectivas teóricas e conceituais, o intercâmbio de experiências de formação de professores realizadas em diferentes contextos e a divulgação dos resultados da pesquisa. As capacidades que a INTERNET oferece para transmissão de áudio, vídeo e imagens, dá de viabilidade para a realização de reuniões científicas de caráter virtual, tendo em conta que na Ibero América está localizada uma comunidade robusta de educadores que se dedicam a refletir sobre formação de professores e colocar em prática iniciativas destinadas a melhorar a qualidade da formação de profissionais que se dedicam ao ensino de matemática, ciências e tecnologia. Este CONVIBE-FORPRO, a ser realizado em novembro de 2018, conta com o apoio de universidades venezuelanas, brasileiras, equatorianas e chilenas, e está sendo organizado por acadêmicos dessas instituições.

    OBJETIVOS DO I CONVIBE-FORPRO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATEMÁTICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

    A intencionalidade do I CONVIBE-FORPRO é múltipla: visa criar um espaço no qual professores formadores de países ibero-americanos possam compartilhar informações científicas de interesse mútuo, criar oportunidades para os formadores que não têm condições de viajar para outros países longe de sua residência, para participar de atividades acadêmicas institucionalmente credenciadas e para divulgar internacionalmente sua produção científica. Adicionalmente, estima-se que este espaço virtual possibilita futuros encontros face a face, bem como o estabelecimento de relações colaborativas e amistosas, que são as etapas iniciais para a constituição de redes acadêmicas de trabalho colaborativo e distribuído.

    Os objetivos específicos do I CONVIBE-FORPRO são os seguintes:

    • promover o uso de espaços virtuais para a exibição de resultados de pesquisa, por meio de troca de experiências e reflexões sobre a formação inicial e continuada de professores de matemática, ciências e tecnologia;
    • contribuir para a formação de professores a partir das contribuições geradas no Congresso Virtual Ibero-americano de Formação de Professores de Matemática, Ciências e Tecnologia, utilizando espaços virtuais;
    • refletir sobre as questões teóricas e práticas contidas apresentado nesse evento, como uma opção para iniciar as mudanças das rotinas presentes nos processos tradicionais de formação de professores; e
    • sistematizar as experiências deste congresso para desenvolver propostas para melhorar os processos de formação de professores implementados pelas universidades representadas.

    QUAL É A LOCALIZAÇÃO DO I CONVIBE-FORPRO?

    Dada a sua natureza virtual, estabelecer a localização do I CONVIBE-FORPRO é uma tarefa complexa. Pela responsabilidade de sua coordenação, pode-se dizer Brasil; pela gestão da plataforma que dá suporte, poderia se dizer Venezuela; mas, devido à localização dos membros das comissões encarregadas de administrar suas diferentes tarefas, o I CONVIBE-FORPRO é fisicamente des-localizado. No entanto, é necessário dizer que este congresso vem sob a inspiração e a experiência de outros análogos realizados anteriormente na Venezuela, promovidos por formadores de professores ligados às universidades UPEL, UNESR e UNA.

    DATAS DO I CONVIBE-FORPRO

    Período pré-congresso: De 23 de setembro de 2018 até 14 de novembro de 2018. Durante esse período, está aberto o processo de inscrição no I CONVIBE-FORPRO.

    Fase ativa do congresso: De 21 até 23 de novembro de 2018. Durante esse período, os participantes poderão visualizar todos os trabalhos na Internet e discuti-los com os expositores.

    Inscrição: De 23 de setembro de 2018 até 14 de novembro de 2018.

    Submissão de resumos: De 23 de setembro de 2018 até 13 de outubro de 2018, é o prazo para a submissão de resumos dos trabalhos (conferências, experiências educacionais e relatórios de pesquisa) a serem apresentados.

    Envio de vídeo-apresentação. De 30 de setembro de 2018 até 14 de novembro de 2018, e a partir do momento em que o autor receber a aceitação de seu resumo, terão a oportunidade de enviar os vídeos correspondentes às suas apresentações, aqueles expositores cujo resumo tenha sido aprovado pelos árbitros. Para elaborar o vídeo-apresentação, o seguinte vídeo pode ser revisado em https://youtu.be/YE-ViEFbsGE

    TEMAS DO I CONVIBE-FORPRO

    As propostas de comunicação (conferências e apresentações) que abordam questões relacionadas à formação de professores estão organizadas nos seguintes temas:

    1. Boas práticas na formação de professores
    2. Comunidades de prática e aprendizagem profissional como cenário para a formação de professores
    3. Conhecimento e conhecimento do professor
    4. Desenvolvimento profissional do formador
    5. Dimensões afetivas da formação de professores e sua prática
    6. Domínio afetivo do professor e seu impacto na prática profissional do professor
    7. Avaliação do desempenho profissional do professor e o impacto em seu treinamento em serviço
    8. Formação de professores para educação inclusiva
    9. Formação de professores para educação intercultural bilíngue
    10. Identidade profissional do professor
    11. Incidência de relações universidade-escola na formação de professores (Práticas Profissionais)
    12. Prática profissional como fonte de auto formação de professores
    13. TIC na formação de professores e desenvolvimento profissional
    14. Pedagogia das línguas 15. Perspectivas conceituais teóricas da formação de professores
    16. Políticas públicas para formação de professores.
    17. Problemas de estudos de pós-graduação no ensino de matemática, ciências e tecnologia.
    18. Programas de formação de professores iniciais e de pós-graduação
    19. Relações entre motivação e desenvolvimento da vocação docente

    COMO ESTE CONGRESSO FUNCIONA?

    O congresso consiste em três etapas: uma fase pré-congresso, uma fase ativa e outra fase pós-congresso.

    Fase pré-congresso:

    A partir de 23 de setembro de 2018, a promoção contendo as principais informações sobre o desenvolvimento do congresso começará a circular. As inscrições dos expositores serão feitas. Os inscritos começam a receber informações através de diferentes meios. No blog do congresso serão publicadas notícias atualizadas. De acordo com as instruções que eles recebem, os autores enviarão resumos de seus trabalhos. Os membros do Comitê Científico revisam os resumos e contatam diretamente por e-mail com cada autor principal para que ele possa fazer as modificações de lugar (se houver). Quando o resumo é aprovado, o expositor deve preparar seu vídeo-apresentação para apresentá-lo onde indicado. Tudo isso é feito nas datas mencionadas nas páginas do congresso.

    Fase ativa:

    No dia 21 de novembro de 2018 é aberta a fase ativa do congresso, em que já serão apresentados os dados dos trabalhos aprovados para apresentação, que estarão disponíveis de acordo com o calendário de apresentações organizado pela comissão correspondente do congresso. Os participantes poderão interagir com os expositores através dos meios dispostos pelos organizadores do Congresso. Os autores do trabalho respondem a essas perguntas e essa troca é registrada no mesmo espaço, para que outras pessoas também possam vê-las quando acessam essas informações em outro momento.

    Fase post-congresso:

    Depois que a fase ativa do congresso termina, começa o processo de edição das atas correspondentes. Os expositores que desejarem que seu trabalho in extenso apareça nas atas do I CONVIBE-FORPRO devem seguir as indicações dadas pelo Comitê Acadêmico.

    QUEM PODE PARTICIPAR?

    O congresso está aberto a todos os profissionais de ensino (graduados ou não) que desejam divulgar trabalhos científicos originais na especialidade de Formação de Professores em Matemática, Ciência e Tecnologia.

    É NECESSÁRIO APRESENTAR TRABALHO PARA PARTICIPAR DO CONGRESSO?

    Você pode participar como autor ou simplesmente como visitante. Autores são aqueles que enviam pelo menos uma comunicação ao Congresso. Os visitantes não enviam nenhum trabalho, mas podem participar dos debates dos trabalhos apresentados. Os autores receberão instruções sobre como preparar e enviar suas apresentações de vídeo correspondentes.

    QUAL É O VALOR DO REGISTRO?

    O I Congresso Virtual Ibero-Americano para a Formação de Professores de Matemática, Ciência e Tecnologia é gratuito tanto para expositores quanto para aqueles que assistirem às apresentações na INTERNET.

    QUAIS SÃO AS LÍNGUAS OFICIAIS DO I CONVIBE-FORPRO

    As línguas oficiais do I CONVIBE-FORPRO são: Espanhol e Português

    SE VOCÊ QUISER MAIS INFORMAÇÕES ...

    Para receber mais informações sobre este congresso, você pode escrever para: iconvibe.forpro@gmail.com

    Todos os interessados em obter informações sobre o CONVIBE-FORPRO podem visitar nosso blog no seguinte endereço: https://iconvibe-forpro2018.blogspot.com/

    O I CONVIBE-FORPRO também possui as seguintes Redes Sociais: Facebook (Convibe-Forpro) e Twitter (@ConvibeForpro)

     

  • Workshop de Verão em Matemática

    Resultado da Prova de Avaliação de Histórico Escolar

    De acordo com os Editais 05/2018 e 06/2018, item 3, alínea (j), o candidato que tiver interesse em realizar a Prova Escrita em sua cidade de origem deve enviar email para pos.ime.ufg@gmail.com manifestando esse interesse e indicando qual instituição e professor será o responsável pela aplicação da prova.
    Clique aqui para ter acesso aos resultados das homologações das inscrições referentes ao Processo Seletivo 2019/1.
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