IME DEBATE

No dia 07 de dezembro, o IME/UFG colocou em debate o tema "vida acadêmica e saúde mental"

O evento discutiu de que forma o sofrimento psíquico pode atingir os membros da comunidade universitária em algum momento de sua trajetória, e enfocou nos alunos.

IME/UFG Debate

A professora do curso de Psicologia, Mara Rúbia de Camargo Alves Orsini, que também é coordenadora do Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Saúde Mental e Personalidade da UFG, apresentou resultados de pesquisas que indicam quais são os grupos de maior risco quando se trata de adoecimento psíquico, demarcando que ele acomete principalmente, mas não exclusivamente, mulheres e alunos dos cursos das áreas de saúde e ciências humanas. A professora ainda abordou os mecanismos de enfrentar esse adoecimento.

IME/UFG Debate

Viviane Ferro da Silva Sousa, coordenadora do programa Saudavelmente da UFG, abordou a temática da saúde mental com foco na UFG, apresentando dados referentes à saúde do estudante desta universidade. Em sua fala, ficou evidente o alto nível de adoecimento psíquico dos alunos da UFG, visto que, segundo os dados apresentados, 30% dos alunos que são atendidos pelo Saudavelmente já tiveram alguma ideia de morte ou pensamento suicida. Viviane informou que esses estudantes chegam em estado grave de adoecimento pois demoram a procurar ajuda especializada.

IME/UFG Debate

No evento, as palestrantes ressaltaram a relevância de se buscar formas de lidar com os problemas que acometem a vida acadêmica. E uma delas, é buscando ajuda especializada.

Após a fala das palestrantes, o público presente, composto de alunos e servidores, apresentou questões que enriqueceram o debate.